sexta-feira, 1 de novembro de 2019

O que é o amor.

01.11.2019.
Pensamento do Dia.
O amor vem sendo glorificado desde sempre, e, mesmo assim, as demonstrações do verdadeiro amor continuam diminutas em todas as gerações. Mas, o que é o verdadeiro amor? Cada ser humano, em sua alteridade, é um universo de sentimentos conflitantes e contraditórios. O amor é identificado com tantas emoções heterogêneas que recorremos a critica racional para tentar construir uma definição equânime. Particularmente, descobri, com muito sofrimento, que o amor é infinito, perene, atemporal, e ocupa e desocupa todos os espaços. Quando me recordo, com ódio, de um amor acabado, é porque ainda estou amando com a mesma intensidade da recordação. O amor só pode ser esquecido com a indiferença, desde que esta não seja a máscara do inconformismo. Certa vez, me apaixonei por uma mulher de singular beleza física e ética, e não tinha, na época, como usufruir desse sentimento. Justifiquei, à mulher amada, que a partir de então, era inevitável minhas reações, de carinho, preocupação e afeto, ditadas por um amor numinoso, desprovido de interesses mesquinhos. Fui compreendido, e essa situação, de recorrente amizade, permaneceu por três anos. Hoje, por vinte quatro anos, essa mulher leva meu nome e é mãe de nossa querida filha. Tudo aconteceu por um amor sustentado pela honra. Este amor que me faz ser jovem, com vistas para o futuro infinito, alimenta os imortais amores que permanecem vivos na minha saudade. Fernando Pessoa é o maior teólogo do amor: "Navegar é preciso, o amor não é preciso".
Jáagora, o peregrino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário