segunda-feira, 20 de maio de 2019

Mais uma vez, Krishnamurti.

20.05.2019.
Pensamento do Dia.
Citação de Krishnamurti: "Sem autoconhecimento, como você pode saber das necessidades do outro?". 
Uma das grandes falácias do reconhecido suposto pensador. Se não vejamos.
Cada ser humano é um universo, interior e exterior, único.
A Suprema Essência mentaliza a criação da individualidade do ser humano com uma exclusividade que não admite repetições.
Assim sendo, o auto conhecimento revela as qualidades e as limitações intrínsecas, com as quais o ser humano reconhece seu carma, e procura cumprir seu darma da forma mais numinosa que puder.
O autoconhecimento não permite ao um ser humano conhecer o carma e o darma de seu semelhante.
Entretanto, o reconhecimento do próprio carma, e a tentativa do cumprimento do próprio darma, habilita o ser humano a ter a compreensão racional, emocional, sentimental, física, espiritual, e psicológica do momento oportuno, e permitido para saber e socorrer as necessidades do outro, e, mesmo assim, só quando solicitado.
O desejo, do ser humano, de ajudar está sempre na dependência do tipo de ajuda que o outro deseja receber. Exemplificamos: Um determinado mendicante pede um dinheiro para beber um drink, porém, o doador diz que pagará uma comida, mas, para alimentar o vício da bebida, jamais. Esse tipo de comportamento não é uma ajuda, é a imposição de um poder que julga e humilha.
A verdadeira ajuda será dar a esmola para satisfazer a vontade imediata do pedinte, e a coisa termina aí. Krishnamurti foi um pensador e pedagogo que se auto atribuiu a condição de crítico e julgador de tudo e de todos, menos de si mesmo.
Jáagora, o peregrino.

A Vanguarda Musical.

20.05.2019.
A liberdade de expressão do pensamento é um princípio natural. 
Dentro desse princípio, digo que a verdade tem diferentes matizes.
Minha ótica quanto a cultura musical da juventude é menos radical, menos conservadora, e menos definitiva.
Em todos os períodos da história da evolução musical, no Ocidente, foi, a incitação do movimento juvenil, a vanguarda que demonstrou outras formas de expressão artística, as quais, depois de absorvidas pelos usos e costumes cotidianos, se tornaram, também, reacionárias.
A juventude sabe o que é música, se não soubesse não saberia onde externa-la de forma controversa.
Eu já fui juvenil, já fui de vanguarda, já fui controverso, mas, ainda, não consegui ser anacrônico.
Existem, na atualidade, expressões musicais que a minha racionalidade emocional tem dificuldade de apreensão.
A incapacidade está na minha limitação intelectiva, não na cultura musical da juventude, da qual sou contemporâneo. Peço à Suprema Essência, que mentaliza a criação do universo, que eu tenha, ainda, algum tempo, adicional, para aprender aceitar a alteridade, da qual sou parte perene, inseparável, e contributiva.
Yaakov, o sefardita

Elizeth Cardoso, A Divina.

20.05.2019.
Pensamento do Dia.
Por diversas vezes fui assistir Elizeth Cardoso na antiga Boate Oasis, em São Paulo. 
Realmente, mereceu ser chamada de "A Divina".
Sua elegância era personalíssima.
O uso de adereços valiosos era comedido: só brinco, ou só um colar, ou só um broche, ou só um anel.
O penteado era sempre o mesmo andaluz.
Carismática.
Voz de timbre puro e metálico, e misteriosamente suave.
Seu erre arrastado tinha um leve toque parisiense.
Sua dicção era perfeita.
A Divina cantava para o coração de seu público, e todos nós chorávamos por amor.
Elizeth Cardoso, eu te amei, te amo, e te amarei.
Jáagora, o peregrino.

Países Nórdicos e a demografia.

20.05.2019.
Pensamento do Dia.
Os países nórdicos não precisam de mais bebes, precisam, isto sim, aumentar a densidade demográfica. A imigração, para corrigir este tipo desiquilíbrio, tem fatores e componentes determinantes, visando preservar a etnia dos povos envolvidos. Não é qualquer imigrante que poderá ser aceito. A condição fundamental para o imigrante ser aprovado, é que seja de ascendência, geneticamente comprovada, de origem branca, cabelos de castanho claro à loiro, olhos de verde à azuis. No Brasil, todas as comunidades, situadas nos estados de Paraná, Santa Catarina, e Rio Grande do Sul, de origem alemã, polonesa, e russa, estão recebendo convites para se cadastrar como possíveis candidatos à imigrante racial. Outra circunstância importante, é que os casamentos serão acordados por agências especializadas, que pesquisarão e analisarão os aspectos etários, psicológicos, educacionais, sociológicos, religiosos, físicos, sexuais, éticos, e morais, compatíveis do imigrante para com os candidatos à cônjuge, já cadastrados. Portanto, os candidatos à cônjuge são pessoas normais saídos do povo. Não deve ser alimentada a fantasia de que seres humanos bonitos, atléticos, simpáticos, e abastados são a maioria disponível. A cada casal, assim apresentado, será concedido um prazo de 90 dias, com três encontros semanais, de quatro horas diárias, para conhecimento mútuo, monitorados através de relatórios, precisos e minuciosos. Para que haja um empenho honesto e pessoal do imigrante, em princípio, uma única tentativa frustada poderá ser o suficiente para dispensa-lo do programa.
Jáagora, o peregrino.

A Solidão.

20.05.2019.
Pensamento do Dia.
A Necrópole é a maior cidade de solitários, e todos eles nunca reclamaram. 
A solidão deve, realmente, ser gratificante.
Uma das experiências mais interessantes é usufruir da solidão cercado por muitas pessoas conhecidas, tais como, família, amigos, colegas, amantes, e inimigos.
A melhor companhia é a dos desconhecidos, porque eles alimentam a solidão.
Permanecemos solitários por 9 meses no ventre materno, e permaneceremos solitários e sorridentes, eternamente, no ventre sepulcral.
Não sabemos se é ironia da vida ou da morte.
A única coisa que sabemos é que, do ser humano mais miserável ao mais poderoso, somos todos solitários e impotentes. porque assim fomos criados pelo Supremo Sádico. que gargalha, cinicamente, diante de nossas infantis súplicas, esperanças, e orações.
O herói e o covarde, o santo e o profano, o crente e o herege, o honesto e o corrupto, o sadio e o enfermiço, e o todo e o nada, tem a mesma solidão.
E quando alguém se conscientiza da inutilidade da solidão, este, antecipadamente, interrompe a própria vida, frustando as previsões divertidas da jocosa brincadeira divina.
Hárifhati, o poeta sufi do deserto.

Bruxaria para embelezar alguém.

20.05.2019.
Pensamento do Dia.
Siga a seguinte receita. 
Em uma tigela, virgem de porcelana, mistura com as próprias mãos, um punhado de luz solar crepuscular , um punhado de luz lunar nova, um copo pequeno de vento brando do amanhecer primaveril, um copo pequeno do aroma de sete rosas vermelhas, um copo grande do aroma de sete cravos brancos, uma colher de sopa de esperança, uma colher de sopa de desejo, e uma colher de sopa de alegria. Coloque dois litros de orvalho, e amasse tudo até formar uma pasta uniforme, dentro da tigela.Coloque uma fotografia da pessoa dentro da massa. Guarde a tigela com a massa, e a fotografia durante 365 dias, ao final dos quais, a pessoa se não ficar mais bonita, ficará, certamente, mais carinhosa, mais simpática, e muito mais sensual e sedutora. A maioria das pessoas não acredita na eficácia dessa bruxaria, mas aquelas que a fizeram, mesmo sem acreditar, vivenciaram o maior amor de suas vidas. Eu fiz, e vivo um grande amor, a vinte e cinco anos, que nos deu uma maravilhosa filha, agora uma bela bruxa moça de vinte dois anos. Bruxaria é o poder da imaginação a serviço de quem elabora com o poder da vontade.
Yaakov, o sefardita