terça-feira, 10 de março de 2020

Acabar com a Pobreza.

10.03.2020.
Pensamento do Dia.
O que fazem os indivíduos que vociferam contra os diversos segmentos da sociedade que não trabalham objetivamente para erradicar, em definitivo, a pobreza? Como acabar com a pobreza? O que é pobreza? Por que a campanha contra a pobreza não denuncia a omissão das religiões? O que fazer com aqueles que se sentem felizes enquanto pobres? Por que nas sociedades dos países onde a miséria foi erradicada, o número de suicídios é maior? No Brasil, na instituição governamental da Bolsa Família, há milhares de famílias que recebem o benefício a vinte anos, mesmo tendo se tornados adultos as crianças de então. A mãe, que começou a receber o benefício, é hoje a avó que vê a filha receber o Bolsa Família por causa dos netos. Tem mães, com quatro filhos, com pais diferentes, que beneficiadas, sustentam, também, o último companheiro. No Brasil, a pobreza é um significativo segmento politico angariador de votos. No Brasil, até agora, não se educam pescadores, se cultivam os pedintes de peixes. No Brasil a miserabilidade é a musa inspiradora das mais heterogêneas expressões artísticas, populares e folclóricas. No Brasil, seus notórios adversários da pobreza, são turistas, com residências nas principais cidades da Europa e dos Estados Unidos da América. Quem será prejudicado com a erradicação da pobreza? Na Índia, país com tradição milenar de miséria, é determinado em seus livros teológicos sagrados, que deve-se agradecer ao mendigo pela oportunidade que, o mesmo, proporciona aos praticantes da caridade. Na cidade onde moro, Santo André, um casal de beneméritos, entrou na Justiça para conseguir o direito de continuar distribuindo marmitex, aos pobres, na hora crepuscular do jantar, proibido pelo Serviço Sanitário Municipal, por não ter um prévio certificado de qualidade alimentar.
Jáagora, o peregrino.

A Esquizofrênica Saúde.

10.03.2020.
Pensamento do Dia.
A saúde nunca vem da medicina. O que vem da medicina, na minoria das vezes, é a cura de enfermidades.
A paz mental, a paz no coração, a paz na alma, as risadas, e o amor causam uma qualidade de vida superlativa.
Porém, o que favorece, mesmo, a saúde é uma alimentação sadia e equilibrada, orientada por um nutricionista, e por um nutrólogo, e se ter recursos para remunerar esses profissionais, e para comprar todos os tipos de alimentos receitados.
É preciso também praticar esportes, e praticar os exercícios acadêmicos, acompanhados dos respectivos custos. Concomitante, é preciso contratar um psicólogo para sessões de terapias, não descuidando da saúde mental, e do pagamento desse serviço adicional.
Finalmente, é preciso cuidar da parte religiosa e espiritual, porque Deus não pode ser esquecido, como também não poder ser esquecido o pagamento do dízimo, porque os clérigos tem o mal habito de viver com muito conforto material.
Depois de tudo isso, se é acometido por uma doença hereditária, ou por um defeito congênito, que justifique a morte prematura, dando lugar para mais um fanático, que por causa da esquizofrênica saúde, deixa de viver intensamente todos os deliciosos e eróticos desafios da vida espontânea.
Jáagora, o peregrino.

Quem Somos?

10.03.2020.
Pensamento do Dia.
Quando sabemos quem somos, não precisamos andar preocupados com o que pensam a nosso respeito".
Esta frase tem dois lados, vejamos.
Se vosmecê é um sábio, um eremita vivendo no isolamento do seu próprio exemplo de dignidade, sua preocupação terá se extinguido na inutilidade dos conceitos alheios.
Se vosmecê é um amante das paixões profanas, sua consciência viciosa testemunha, em absoluto, o quanto até mesmo o silêncio de indiferença é um tormento condenatório. Frases proferidas fora de contextos são dúbias.
Vivemos tempos em que somos vítimas daquilo que os outros, falaciosamente, dizem o que pensam de nós, para que os outros acreditem que somos pusilânimes.
Não se trata de preocupações, trata-se, isto sim, da defesa da honra, e, por vezes, só o sangue derramado é a satisfação exigida e derradeira.
Jáagora,o peregrino.

O Desafio do Palco.

10.03.2020.
Pensamento do Dia.
Ocupar um espaço no palco, interpretando um personagem, diante de uma plateia, é uma experiência que se renova a cada récita.
Esta observação é válida para qualquer tipo de apresentação, porém, em se tratando de ópera, a emoção, a expectativa, a ansiedade, e a esperança se apossam dos elementos e componentes físicos, racionais, emocionais, sentimentais, psíquicos, e espirituais de todos os participantes
Minha atividade como artista lírico fundamentam meu testemunho.
Tenho o mais profundo e espontâneo respeito e admiração por qualquer profissional que tenha a coragem de se auto desafiar diante da plateia, sempre ávida na satisfação de suas fantasias.
Profissional iniciante, no apogeu, ou em declínio, são seres humanos especiais, dotados de qualidades transcendentais, que realizam a materialidade das criações imanentes dos autores, quer sejam dramaturgos ou compositores.
Mesmo que o espetáculo tenha sido modesto, aplauda, pelo menos, o desafio do palco.
Jáagora, o peregrino.

O Divórcio e a Religião.

10.03.2020.
Pensamento do Dia.
Todas as citações bíblicas quando invocadas no púlpito a respeito do divórcio estão sempre fora de contexto.
Diz o provérbio: texto fora do contexto gera o pretexto.
Essas citações são próprias da Bíblia Hebraica e dizem respeito apenas aos judeus devotos e aos israelitas praticantes, como eu.
Entretanto, as proibições bíblicas estão subordinadas às análises contidas no Talmude, as quais são atualizadas conforme as influências temporais, culturais, sociais, econômicas e regionais, aonde o judaísmo não sofre preconceitos raciais.
Um exemplo típico da contemporaneidade é o divórcio civil ser confirmado pelo divórcio religioso, abolindo o dogma da obrigatoriedade da virgindade feminina.
Tanto a mulher divorciada como a solteira desvirginada não são mais estigmatizadas pelo judaísmo atual.
Contudo, os rabinos aconselham que tanto as mulheres como os homens deveriam manter a castidade enquanto solteiros, e que o maior testemunho do verdadeiro amor seria, no dia das nupcias, haver entre os cônjuges o oferecimento mútuo da pureza de ambas virgindades, predispostas ao êxtase de um prazer abençoado por Deus.
Tudo isso pode parecer piegas diante da insensibilidade dos racionalistas profanos, mas, no âmago de cada introspecção numinosa e emocional, é um comportamento poético de imorredoura satisfação.
Infelizmente não fui agraciado com semelhante dádiva...quem sabe no próximo renascimento.
Jáagora, o peregrino.

Não Falar Mal de Nada.

Pensamento do Dia.
Não falar mal de nada é o esperado pelo Partido dos Trabalhadores, pelos partidos mancomunados, pelas Centrais Únicas de Trabalhadores, pelo político condenado solto, Luiz Inácio Lula da Silva, pelos seus correligionários esquerdopatas.
Tentaram, de todas as formas, contra o direito constitucional de liberdade absoluta de expressão exterior do pensamento, através da oratória e da expressão corporal, e não conseguiram.
Falar a verdade não é falar mal.
A omissão de não falar mal de nada quando esta é a única verdade, é o mais abjeto crime de covardia.
Todas as ordenações e instituições clericais cristãs, também, advogam, em defesa dos próprios interesses, não falar mal de nada.
Tenho cometido, durante o transcorrer de minha vida, muitos erros, alguns repetitivos, mas isto não é motivo suficiente para me omitir como denunciante.
Quero morrer como as árvores, de pé, ainda que com muitos galhos quebrados pelos raios tempestuosos da vida, ou podados pelos machados inexoráveis dos meus falaciosos inimigos,
Jáagora, o peregrino.

Mais uma vez, o Ateu.

Pensamento do Dia.
Um determinado fundamentalista religioso disse que o ateu não pode cantar nada porque não tem musiquinha.
É verdade. O ateu não tem musiquinha, mas tem, isto sim, louvores à liberdade absoluta da expressão externa do pensamento, para que todos os segmentos religiosos possam cantar seus hinos, pontos, mantras, cantochões, e outros mais.
Entretanto, existe uma espécie falaciosa de ateu ocupado em denunciar os conceitos teológicos alheios. Esse tipo de crítico é um desajustado que tem dúvidas quanto às próprias convicções, e provoca polêmicas na busca de auto afirmação. O verdadeiro ateu não questiona aquilo que ignora, porque direciona sua preocupação para o engrandecimento da humanidade.
Os ateus nunca fizeram guerras santas, entretanto, diversos foram aqueles que, nas fogueiras da Santíssima Inquisição, nos enforcamentos do Puritanismo Luterano, e nos açoitamentos do Islamismo Sunita e Xiita, pagaram pelo crime de serem devotos de uma abstrata Suprema Essência que mentaliza a criação de todo universo.
O deuses, desde os tempo imemoriais, sempre foram antropomórficos, antropopáticos, e antropofágicos.
Esses são os deuses ignorados pelos verdadeiros ateus. Esses são os deuses ignorados por mim.
Áfiar, o bardo.

Só pelo Amor vale a Vida.

10.03.2020.
Pensamento do Dia.
Bela mulher, inegavelmente. Entretanto ela tem um grave defeito: é de uma desmedida generosidade. Sempre lhe aconselho: se algum dia encontrar um novo companheiro, não permita jamais ser explorada na sua prestatividade. Exija, acima de qualquer companheirismo, respeito incondicional. Essa senhora tem o meu amor direcionado pela admiração e pelo respeito. Ela é mineira de Pocrane, foi camponesa. Hoje ela é cozinheira master de salgados e doces; é técnica sênior em computação; é mestra da agulha; é cantora de ópera, de MPB e estuda para ser violonista; é estudante de inglês, aluna da própria filha; é politizada e apaixonada por política; é uma extraordinária compradora que valoriza o ser antes do ter; na região em que reside é mais conhecida do que a moeda de um real; tem uma imensa teia de amigas e amigos; é absolutamente discreta. Deolinda Teresa Coelho Cortijo deve ter inimigos como todo mundo, porém os desconheço porque ela os condena ao ostracismo. A Suprema Essência Inteligente, em um momento de distraída grandeza, criou está madame com qualidades que injustificam as outras mulheres, exceto a amada progênita. Alguém dirá que exorbito na descrição, entretanto, assim é o poeta diante de sua musa inspiradora. As vezes me pergunto se lhe estou a usufruir das suas idiossincrasias ou apenas a usa-la como numinosa inspiração da minha lira camoniana.
Tenho dois grandes amigos, um chamado Todo Mundo e o outro Ninguém.
Todo Mundo diz que ama Deolinda e Ninguém diz que isso é exagero.
Áfiar, o poeta sufi do deserto.

Direito à Vida?

Pensamento do Dia.
Existe, na Tailândia, um segmento do budismo radical que não elimina os insetos nocivos porque, sendo considerados criações divinas, devem ser deixados viver. Estes insetos, tais como baratas, formigas, percevejos, carrapatos, escorpiões, gafanhotos e outros mais, são afastados com defumações de ervas verdes, as quais são deficientes. Repetidas vezes ocorrem epidemias que atingem as populações das aldeias vizinhas. As autoridades sanitárias, chamadas à intervir, desinfetam os mosteiros insalubres, e aplicam multas aos responsáveis, cujos abades, sem resultados, recorrem á justiça alegando invasão de propriedade alheia e discriminação religiosa.
Eu, particularmente, entendo que, sendo o homem o ápice da criação, como único detentor do poder da razão e da emoção, deve determinar com equilíbrio o objetivo e o porque da vida e da morte de todos os demais seres, inclusive o próprio homem.
O que, na realidade, acontece deste o período paleolítico superior.
Entretanto, o homem é cruel, egoísta, sanguinário, e altamente reprodutivo. Somos, atualmente, sete bilhões de criaturas que se auto destroem em nome das mais controvertidas motivações. O fim da humanidade é inevitável, mas, o aniquilamento da civilização no planeta Terra é sofridamente paulatino.
E tudo isso acontece sob as vistas de um Deus que, criado à imagem do homem, é igualmente humano, isto é, igualmente cruel.
Áfiar, o bardo.

O Dinheiro é Bendito.

Pensamento do Dia.
Nunca, jamais o dinheiro é maldito. O dinheiro é abençoado, é bem vindo, é a solução de quase todas as coisas. Uma das provas mais evidentes da divindade do dinheiro é se presenciar as condições da morte de um canceroso pobre e de um canceroso rico.
Vou contar uma história que ilustra o alcance benéfico do dinheiro.
De tanto pedir fortuna, Lúcifer a concedeu sob uma condição, que Antônio gastasse os 5 milhões mensais sem deixar restos. e que, no dia em que isso acontecesse, o mau gastador seria levado à arder eternamento no fogo infernal. Nos primeiros meses foi fácil porque, não tendo nada, Antônio comprava de tudo, desde os necessários até os mais supérfluos. Entretanto, eis que chegou o dia em que Antônio não tinha mais onde gastar. Diante do Anjo Decaído, que viera buscar sua alma, Antônio reclamou dizendo que fora enganado porque seu futuro era conhecido pelo Oponente dos Céus. Neste momento, Lúcifer descortinou o horizonte e disse: Veja, o desgraçado, a miséria e o sofrimento dos menos favorecidos, a prática da caridade seria a sua eterna salvação.
O dinheiro é abençoado, maldito é, tão somente, aquele que o obtém e o destina o maneira espúria.
" Ai de ti, avaro, ai de ti esbanjador porque tua destra ímpia será cortada pelo machado justo das lágrimas daqueles a quem negastes o socorro da tua riqueza".
Áfiar, o bardo.

Quando o Passado Condena.

Pensamento do Dia.
Caráter não tem momento ou oportunidade.
Existe aquele crime, o assassinato, em que se confere à vítima o término de tudo.
Existe aquele crime, a tortura, em que se confere à vítima uma cicatriz e uma memória psicológica de humilhação, de vergonha e de vulnerabilidade física e moral que permanecerá por um tempo imprevisível, exigindo consolação e empatia filosófica, teológica e terapias ajustáveis.
O termo tortura é de uma abrangência que abriga, por exemplo, a inquisição católica, o holocausto judeu, o genocídio turco, a pedofilia em todos seus aspectos, o exploração da prostituição, etc, e, em outras circunstâncias, o momento do escondido isolamento criado pelo praticante do assédio sexual contra uma vítima incauta.
Há um segmento masculino que justifica o injustificável desse comportamento, em uma demonstração de total falta de caráter.
Do assediador, o passado de qualificação memorável não terá o benefício dos cinquenta tons de cinza.
Como ex admirador de Plácido Domingo destruí todos os registros de minha coleção.
Áfiar, o bardo.

Quando o Negro escraviza a si mesmo.

10.03.2020.
Pensamento do Dia
Este pronunciamento que se diz assinado por "Khonsu Nok" é falacioso porque ignora a realidade do Negro contemporâneo. Antes corrijamos: preto é cor, Negro é raça.
Em pelo século XXI, temos no universo geopolítico 54 países de maioria negra independentes.
Todos esses países são governados por regimes de exceção democrática e econômica. A liberdade de expressão do pensamento é suprimida e a economia é dominada pela corrupção. São oligarquias negras que nada fazem por seus povos negros além de escraviza-los. A violência das oligarquias negras sobre seus próprios povos negros chega aos índices do genocídio. Esta realidade os próprios negros teimam ignorar.
Os teóricos da Negritude não podem atribuir ao alheio uma responsabilidade que deveria começar nas sociedades negras que eles defendem por causa de interesses suspeitosos.
Sei do que falo porque sou pais de mulatos.
Áfiar,o bardo.

quinta-feira, 5 de março de 2020

O Rock and Roll.

05.03.2020.
Pensamento do Dia.
Rock and Roll é um estilo de música psicodélica que produz eleitos alucinógenos sem o uso de "barbitúricos". Isso é um fato científico provado.
A música, intrinsecamente, de qualquer gênero, age e tem efeitos psíquicos dos mais heterogêneos, se não vejamos. O canto do muezim do islamismo, o canto do chazan do judaísmo, o canto do ponto de Umbanda e Candomblé, o canto gregoriano do catolicismo, o canto bizantino ortodoxo são exemplos de músicas sacras e litúrgicas que levam o devoto a um estado de contrição, ou seja, a uma sensação de arrependimento por pecados cometidos e pela ofensa à Deus, menos pelo receio de castigo do que pelo amor e gratidão à divindade.
A música folclórica alimenta o sentimento de profundas raízes étnicas-raciais formadoras de um povo. As composições musicais eruditas nacionalistas, tais como, eslava, alemã, espanhola, italiana, francesa, escandinava, hindu, japonesa, chinesa, brasileira, estadunidense, mexicana e tantas outras mais, despertam o sentimento de identificação idiossincrática dentro da civilização multicultural do nosso planeta. Os hinos nacionais, intensamente tocados nas competições desportivas, são uma afirmação efetiva da existência do poder político de cada nação perante si mesma e diante de todos.
Como demonstrado, a música é uma manifestação humana exclusivamente emocional.
Vejamos um exemplo definitivo na cinematografia. A essência circunstancial de uma película está na música. Imagine um filme sem música.
Um filme de suspense, de terror, de mistério, de catástrofe, de efeitos especiais, de amor tem como elemento e componente preparador e desencadeador a música.
Portanto, além rock and roll existem outras modalidades musicais psicodélicas com os mesmos efeitos.
Na classificada música popular temos as músicas de "dor de cotovelo", de "corno", da "mal amada" da "amante", de "protesto", inclusive alguns estrangeirismos da vez e as famigeradas marchinhas carnavalescas, todas exemplos de latinismos sentimentais.
A música psicodélica é um portal para a experimentação de psicotrópica e para a precoce iniciação sexual com as imprevisíveis consequências que todo comportamento irracional pode causar.
A semeadura é opcional, mas a colheita é impositiva.
Áfiar, o bardo.